2011-08-30

Foto de Multidão - Gigapixel

Foto de Multidão - Gigapixel(dá para identificar tudo e todos)
Impressionante a qualidade das actuais fotos!
É só ir aproximando, aproximando, aproximando...

http://www.gigapixel.com/image/gigapan-canucks-g7.html

2011-08-18

Educação hoje, Adultos amanhã

Ultimamente leio e ouço por aí algumas coisas que, sinceramente, arrepiam-me os cabelos e a alma e penso que tipo de educação os pais de hoje tiveram há 20/30 anos atrás.

Vejo artigos nas noticias sobre "dicas" para os pais explicarem às crianças o que é a crise; leio os factores que levam os pais a dar a uma criança de 6 anos um telemóvel; leio as condicionantes e as justificações dos pais para dar roupas e calçado das melhores marcas, mesmo quando isso implique graves sequelas no já magro orçamento familiar. E isto tudo porquê? Porque as crianças podem ficar nervosas, sofrer de síndrome de inferioridade, podem sofrer de bullying etc e tal.

Quando tinha aquela idade e recebia um "Não", eu aceitava (que remédio, caso contrário já sabia o que me esperava). Quando cresci, o orçamento não dava para comprar calças de 10 contos (lá ia eu para a escola com roupa contrafeita). Quando me mandavam aos recados, eu fazia (se assim não fosse, era falta de educação e isso não era tolerado)...

Os meus pais disseram-me sempre o que era e para que servia o dinheiro. Eles explicaram-me o que era ganhar o ordenado mínimo e ter que governar a casa. Ele mostraram-me o que faziam com o (pouco) dinheiro que eventualmente sobrasse. Eles ensinaram-me a poupar para um "dia de chuva". Os meus pais exigiram-me respeito para com eles e os outros....

Podia enumerar tantas e tantas características que fizeram de mim a Mulher que sou... E são essas mesmas linhas orientadoras que hoje em dia eu tento seguir quando educo os meus filhos. Nós temos que dizer "Não", nós temos que dar e exigir respeito e educação. Eles são obrigados a tal, porque somos os seus pais, o seu exemplo para o futuro. Eles serão o que nós permitirmos. E se nós permitirmos falta de educação, birras e exigências, se formos permissivos em todos os disparates que fizerem, que adultos eles vão ser amanhã?

Por isso pergunto, se nós sobrevivemos sem psicologias (e com algumas palmadas), se estamos aqui com a explicação dos factos (e também alguns castigos), se hoje somos homens e mulheres íntegros, o que serão os nossos filhos com este tipo de educação que estão a ter?