2010-04-25

O que é o 25 de Abril? É um feriado! Calha mal é ser Domingo...

Para muita gente, sobretudo os que como eu se enquadram nas gerações pós 25 de Abril, o dia de hoje é cada vez mais uma data porreira em que não temos que ir trabalhar...
Não sendo fundamentalista, e até porque acho um crime este feriado ter calhado num fim de semana, faz-me um bocado de confusão que tendo passado tão poucos anos, em termos históricos, haja tanta gente que não sabe o significado deste dia.

Porque não queremos que os nossos leitores se insiram nessa estatistica, e apesar das inumeras linhas já escritas sobre a revolução de Abril, deixo aqui algumas noções gentilmente partilhadas por alunos universitários de um instituto superior ( 1º ano de Relações Internacionais), algures nesta Grande Nação

A cadeira é Ciência Política. O professor é um distinto deputado da Assembleia da República.

A aluna, com rara convicção, explica ao examinador tudo o que se passou no 25 de Abril de 1974:
"A revolução de 74 significou a queda de um regime militar dominado pelo almirante Américo Tomás e pelo marechal Marcelo Caetano, que governava o país depois de deposto o último rei de Portugal, Oliveira Salazar. O 25 de Abril foi uma guerra entre dois marechais: o marechal
Spínola e o marechal Caetano". Obviamente, chumbou.

Outra versão, ainda mais criativa, desta vez numa universidade privada da capital. É ainda uma senhora a responder, longos cabelos loiros, 3º ano de Relações Internacionais.

- Descreva-me brevemente o que foi o 25 de Abril de 1974.
- Foi um golpe levado a cabo pelos militares, liderados por Salazar, contra Marcelino (sic) Caetano.
- (o professor, já disposto a divertir-se) E como enquadra o processo de descolonizaçao nesse contexto?
- Bem, a guerra em África acabou quando Sá Carneiro, que entretanto subiu ao poder, assinou a paz com os líderes negros moderados. Foi por causa disso que ele e esses líderes morreram todos em Camarate.
- Já agora, pode dizer-me quem era o presidente da República Portuguesa antes de 1974?
- Samora Machel.
(Conta quem assistiu à oral que o professor quase agrediu a aluna.)

Um último ponto de vista sobre a revolução dos cravos, prova oral da cadeira de Direito Constitucional, uma universidade privada da capital:
- O que aconteceu no 25 de Abril foi o início do regime autoritário salazarista.
Mas quem subiu ao poder foi o presidente do então PSD, Álvaro Cunhal, que viria a falecer em circunstâncias misteriosas no acidente de Camarate.
....
.......
Espero que se sintam todos bem mais elucidados!

Um comentário: