2010-11-12

Viciados em SMS usam mais drogas e fazem mais sexo

Os jovens que mandam mais de 120 mensagens de texto através de telemóvel por dia são mais propícios envolverem-se com drogas, álcool e sexo do que aqueles que não usam as SMS com frequência, de acordo com um estudo da faculdade de Medicina Case Western Reserve University, em Ohio, nos Estados Unidos.
A polémica pesquisa afirma, no entanto, que o facto de enviarem muitas mensagens não leva os jovens aos comportamentos de risco, mas há uma ligação estatística entre o envio de mais de uma centena de SMS diárias e o abuso de drogas, álcool e comportamentos sexuais excessivos.

O estudo baseou-se em questionários sigilosos a mais de quatro mil estudantes em duas dezenas de escolas públicas do Estado norte-americano de Cleveland, concluindo que um em cada cinco adolescentes é viciado no envio de mensagens de texto através do telemóvel.

Quase 200 mil mensagens de telemóveis são enviadas a cada segundo a nível global, segundo informou a União Internacional de Telecomunicações (UIT), ligada à ONU. O número SMS enviadas triplicou entre 2007 e 2010, ultrapassando os 1,8 biliões registados há três anos e atingindo os 6,1 biliões no início deste ano.

Com um custo médio no mundo de 0,07 dólares por mensagem, o envio de SMS gerou, por minuto, cerca de 812 mil dólares. Para a operadora com mais clientes do mundo, China Mobile, as mensagens de texto representaram 12% da sua receita em 2009.

De acordo com a UIT, estima-se que no final deste ano existirão 5,3 mil milhões de assinaturas de telemóveis no mundo.

Um comentário: