2011-06-08

Inércias de uma Família Moderna

Li um artigo no Expresso e inicialmente fiquei espantada e depois pensei "Nããã. Nada de novo nisto".
Surgem agora pesquisas que indicam que a força física/massa muscular das crianças está a diminuir e a culpa é do computador.

Quanto a vocês não sei, mas eu acho que a culpa é dos pais.

Como em quase todos os lares, eu e o meu marido trabalhamos. Como em quase todos os casais, há um que trabalha por turnos... Como em praticamente todos as casas, marido e mulher dividem tarefas (porque mulher a dias, infelizmente, não é opção). No entanto, temos que arranjar tempo para apreciar o crescer e o desenvolver de 2 novos seres que entraram na nossa vida à cerca de 5 anos.

Desde que foram para a creche, cada ano escolar somos "obrigados" a fazer com eles projectos de planetas, desenhos, colagens e fatos de Carnaval (na creche o Carnaval é celebrado com fantasias que os pais e os filhos fazem em casa). Assim, fazemos os cortes e as costuras, mas deixamos os detalhes, colagens e pincéis para os miúdos.

Conto-vos isto porque tentamos, o mais que podemos, interagir ao máximo com eles e esta interacção será como família e de preferência ao ar livre.

Assim, aos fins-de-semana vamos parque passear, brincar no quintal, andar de bicicleta. Eles bem que às vezes só querem televisão, mas quase que os "obrigamos" a sair de casa. Confesso que também tenho aqueles dias em que lhes faço a vontade, e eles lá ficam a ver um pouco de televisão. Quando digo um "pouco", é realmente pouco porque felizmente, eles começam a brincar com os carros, pinturas, plasticina, correr pela casa, brincar um com o outro... E lá se vai passando o fim-de-semana.

Se calhar "tenho sorte", porque para além de serem 2 gémeos são também crianças que têm como lema nunca ficar parados. Provavelmente o facto de serem 2 acaba por ser benéfico, porque puxam um pelo outro... Não sei. Mas, apesar de termos uma vida preenchida, temos tempo para estar com eles e participar nas actividades escolares.

Não considero que esta seja a solução perfeita. Não creio que as nossas formas de "ensinar" as coisas da vida, sejam as mais correctas... Mas são aquelas que, em conjunto e como pais, julgamos serem adequadas para que os nossos filhos cresçam com as sensações e a liberdade que tivemos à 30 anos atrás.

2 comentários:

  1. Ainda bem mas q há muitos miúdos muito gordinhos há

    ResponderExcluir
  2. Verdade. Cabe-nos a nós, como pais, incutir o gosto pelo ar livre, pelo desporto e pela vida em si :) Jinhos

    ResponderExcluir